O Município de Lagos, através do Museu Municipal de Lagos - Dr. José Formosinho apresentou um projeto inovador em museus, com apoio da plataforma mindSearch desenvolvida e implementada pela Mind.
A preservação digital dos arquivos municipais deixou de ser apenas uma boa prática - passou a ser uma obrigação legal.
O 15º Encontro Nacional de Arquivos Municipais, que decorreu a 28 e 29 de novembro no Fórum Braga, foi o primeiro com uma co-organização ibérica, partilhada entre o Grupo de Trabalho de Arquivos Municipais da BAD (GT-AM) e a sua congénere espanhola Mesa de Trabajo de Archivos de Administración Local da ANABAD ( MTAAL). Enquanto Patrocinador Gold, a Mind assinala o sucesso deste evento, que criou sinergias entre Portugal e Espanha e trouxe a experiência da gestão autárquica na área do Arquivo para a frente do debate.
Aliando as digitalizadoras Kapture com a tecnologia X-Arq da Mind, o Arquivo Municipal de Gaia já conta com cerca de 300 mil registos e mais de 1.1 milhões de imagens digitalizadas, totalizando 3TB de dados.
O Município de Vila Nova de Gaia lançou ao público o seu arquivo digital (consultar aqui), que resulta da transposição do Arquivo Municipal Sophia de Mello Breyner para uma plataforma online.
O município do Fundão disponibilizou ao público o seu Arquivo Digital, que já pode ser consultado numa plataforma digital de acesso aberto, através do seguinte endereço arquivodigital.cm-fundao.pt. A plataforma funciona com base no X-Arq Web, o módulo de consulta da solução normalizada de Arquivos fornecida pela Mind.
O 15.º Encontro Nacional de Arquivos Municipais vai realizar-se a 28 e 29 de novembro no Fórum Braga, e ficará marcado por ser também o Primeiro Encontro Ibérico de Arquivos Municipais.
É com muita satisfação que a Mind volta a marcar presença no naquele que é o maior fórum da Municipalidade nacional.
A Mind patrocina o 1º Encontro de Arquivos da Área Metropolitana de Lisboa, organizado pela Delegação Regional – Área Metropolitana de Lisboa da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação (BAD), em parceria com a Câmara Municipal de Almada.
O Município de Coimbra passou a disponibilizar desde o mês passado o seu espólio arquivístico através do site arquivodigital.cm-coimbra.pt. Este portal implementado com recurso à plataforma x-arq Web desenvolvida pela Mind, disponibiliza ao público o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela equipa do Arquivo Municipal de Coimbra.
No âmbito das comemorações do 50.º aniversário da Revolução de 25 de Abril de 1974, a BAD (Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação), em co-organização com a Câmara Municipal de Cascais, promoveu no passado mês de Maio um encontro nacional inerente ao tema "Bibliotecas e Arquivos: O que mudou nos últimos 50 anos".
O mais recente Relatório de Cibersegurança em Portugal, lançado pelo Observatório de Cibersegurança e que trabalha dados de 2022, revela que mais de 80% das Câmaras Municipais em Portugal continental indicam ter "elevada necessidade de reforço" nas competências de segurança das TIC. Sendo que na Região Autónoma dos Açores esse valor foi de 68%, e na Região Autónoma da Madeira de 73%.
O município de Montemor-o-Velho anunciou o lançamento do seu Arquivo Digital Municipal, que neste momento já disponibiliza cerca de 26 mil conjuntos de documentos históricos.
Veja a vídeo-reportagem sobre o caso de sucesso de Viana do Castelo na desmaterialização do Arquivo
No passado dia 4 de Janeiro o Presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva, acompanhado pelos vereadores Francisco Queirós (pelouro do Arquivo) e Ana Bastos (pelouro de Gestão Urbanística), visitaram o Centro de Digitalização do município, que está equipado com digitalizadoras Kapture e conta com o software de gestão de arquivos X-arq.
A Câmara Municipal de Cascais revelou que a implementação das soluções de digitalização, de desmaterialização, de gestão de arquivos e de bibliotecas com o software da Mind alcançou até ao momento os seguintes resultados quantificáveis:
"Websummit cibersegurança, vulnerabilidade dos municípios e das freguesias: experiência dos municípios", foi o tema de abertura da mais recente edição da ATAM em que esteve inserida a apresentação a convite da Mind pelo Dr. José Barreira Martins (Diretor do Departamento de Inovação e Tecnologias de Informação e Comunicação).
A Mind volta a patrocinar este ano o maior evento do país na área da Gestão Autárquica, o Colóquio Nacional da ATAM. O evento vai decorrer entre Beja e a Websummit em Lisboa, de 9 a 11 de novembro.
O Município de Paços de Ferreira já tem o seu Arquivo Municipal na internet, disponibilizando até agora 23.031 registos que contêm 19.512 imagens associadas.
Foi recentemente inaugurado o edifício do Arquivo Municipal de Santa Maria da Feira, que já conta com as soluções de arquivística X-arq e de digitalização Kapture e inclui o atendimento ao publico num balcão único, refere aquele Município numa publicação nas suas redes.
No período de 2009 a 2023 o Arquivo da Câmara Municipal de Portimão produziu cerca de 52 mil registos e digitalizou cerca de 600 mil imagens com recurso ao X-arq e Kapture, revelou Laurinda Paz, Técnica Superior de Arquivo naquele município. Estes dados foram anunciados numa comunicação feita a convite da Mind durante o mais recente congresso da BAD na Universidade do Algarve.
O espólio arquivístico do município de Viana do Castelo foi colocado online com recurso ao X-arqWeb e está a crescer em referências. É de acesso livre através do endereço arquivo.cm-viana-castelo.pt.
O 14º Encontro Nacional de Arquivos Municipais vai decorrer na Marinha Grande nos próximos dias 21 e 22 de outubro, contando com o patrocínio da Mind e com organização do Grupo de Trabalho de Arquivos Municipais (GTAM) da associação profissional do setor BAD.
Utilizamos cookies para melhorar a experiência do utilizador e analisar o tráfego no website.
Mais detalhes podem ser encontrados em Tudo sobre cookies.