X-arqWeb em Viana do Castelo coloca online milhares de documentos históricos

O espólio arquivístico do município de Viana do Castelo foi colocado online com recurso ao X-arqWeb e está a crescer em referências. É de acesso livre através do endereço arquivo.cm-viana-castelo.pt.

Estão atualmente acessíveis cerca de 2.000 postais, 1.600 fotografias e 300 livros de atas, entre um conjunto de outros documentos de interesse público, onde se destacam o Foral de Viana e uma coleção de iluminuras.

Em nota de imprensa redigida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, refere-se que o arquivo municipal possui um "valiosíssimo espólio", sendo que o seu "documento mais antigo data de 1262 e corresponde a um pergaminho que regista a troca com o Bispo de Tui para a fundação de Viana". Dá-se ainda conta de que este arquivo "é o primeiro do século passado e o segundo no contexto nacional (…) a disponibilizar a sua documentação ao público, desde 3 de novembro de 1912".

Reconhecido como um ativo do município, a inegável importância histórica deste arquivo tem agora um ponto de viragem com o X-arqWeb, que ampliará o alcance e a acessibilidade ao seu espólio.

Soluções interligáveis

Georreferenciação
Módulos X-arqWeb e X-arqWeb Config

Módulos de pesquisa na Internet/Intranet e respectiva configuração. Pesquisa simples, avançada e por navegação na hierarquia documental. Os registos são vistos em diferentes formatos e em contexto, admitindo a listagem de registos dependentes, por exemplo, todos os processos de uma mesma obra. Inclui cesta de registos e envio da listagem por correio electrónico. A interface de configuração é simples e intuitiva, desde a definição da imagem/carrossel de fundo às cores institucionais.

 
X-Connect
Sala de leitura com balcão electrónico

Organização dos agendamentos (dia e hora) por parte dos utilizadores externos, identificação dos documentos a consultar e gestão dos pedidos de cópias (com/sem certificação) e seu envio. Inclui pagamentos por referência multibanco.

 
mindSearch
Sistema mindSearch

Pesquisa integrada em catálogos (Arquivos e/ou Bibliotecas e/ou Museus, entre outros), independente das bases/sistemas de origem. A interface de pesquisa é única, mas não se perde a ligação às bases de origem, o que permitem manter as suas funcionalidades próprias, como:

  • Contexto da documentação arquivística: no caso dos Arquivos;
  • Reservas e circulação: no caso das Bibliotecas; e
  • Características do património museológico: no caso dos Museus.

Tem por base o Protocolo Open Archives Initiative Protocol for Metadata Harvesting (OAI-PMH).

 
Thesaurus
Sistema Thesaurus

Gestão dos tesauros, desde a criação dos termos segundo a norma 4036 (1992), até à sua validação. Inclui pesquisa por remissivas, nas traduções e notas.

 
Módulo de empréstimos
Módulo de empréstimos

Gestão do empréstimo físico dos documentos de arquivo, por utilizadores e serviços. Inclui ferramenta de estatísticas.

 
Protocolo OAI-PMH
Ferramenta OAI-PMH

Interligar com outros catálogos colectivos nacionais e/ou internacionais baseados no protocolo Open Archives Initiative Protocol for Metadata Harvesting, incluindo a Rede Portuguesa de Arquivos. Ver Albufeira, Cascais, Figueira da Foz (Arquivos aderentes).

 
Sistema X-Repositório
Sistema X-Repositório

Gestão integrada dos objectos digitais. Tem como requisito o módulo X-arqWeb e integra com o sistema Kapture.

  • Na sua configuração base inclui o Módulo de administração que gere os formatos de preservação, as ferramentas de gestão dos objectos digitais e estatísticas de digitalização e acesso aos objectos digitais do repositório;
  • Módulos e ferramentas interligáveis ao X-Rep:
  • Módulo de Pedidos de digitalização: Gestão dos pedidos de digitalização de documentação já descrita ou por descrever
  • Ferramenta de Indexação OCR de imagens: Pesquisa no conteúdo textual das imagens automática, que pode ser editada para melhoria. Inclui pesquisa no documento ou na totalidade dos documentos
  • Links públicos temporários: Criação de links com imagens (obras e/ou documentos) que são disponibilizados para acesso anónimo por um determinado período
  • Exportação de imagens: Selecção de diferentes critérios, como no caso dos processos de obra por freguesia/artigo matricial, tamanhos e também no formato PDF.
  • Armazenamento e visualização de vídeos: Versão de consulta gerada automaticamente a partir do original;
  • mindViewer: Visualização, análise e impressão dos objectos digitais do tipo imagens. Disponibiliza ferramentas de marcação (como medições e anotações), comparação, processamento e impressão/exportação de imagens, incluindo de legendas e marcações.
  • Ferramenta de Tratamento de imagens: Nas vertentes de: 
    • Transcrição: gestão das transcrições, que vai desde a identificação dos documentos a transcrever à versão que deve ser publicada, passando pela identificação dos utilizadores externos que podem colaborar;
    • Etiquetagem: criação automática e manual de etiquetas (tags) em fotografias.

Utilizamos cookies para melhorar a experiência do utilizador e analisar o tráfego no website.
Mais detalhes podem ser encontrados em Tudo sobre cookies.